Sinistro
 
Orientações em Caso de Sinistros   

Primeiramente contate seu corretor de seguros, ele é o profissional capacitado que vai passar todas as orientações quanto aos procedimentos de forma personalizada.

Caso não consiga falar com seu corretor no momento do acidente, ligue para a central telefônica 24h da sua Seguradora. Esse número você encontra em seu cartão de segurado fornecido junto com a apólice. Nunca se esqueça de carregar o cartão junto ao documento do carro.

Se possível, chame as autoridades de trânsito para fazer o boletim de ocorrência. Antes de ligar avalie se vai ser necessário reboque para o veículo; a extensão dos danos no carro; endereço completo do local do acidente com ponto de referência e para onde quer que o veículo seja removido. Em algumas seguradoras, você terá direito a apenas uma remoção por evento, neste caso o ideal é remover diretamente para uma oficina credenciada ou outra de sua preferência. Prefira sempre uma oficina credenciada, pois a vistoria e a liberação serão mais ágeis nesses lugares. Além disso, algumas seguradoras oferecem benefícios exclusivos nessas oficinas como: desconto ou parcelamento no valor da franquia, diárias de carro reserva, garantia dos serviços prestados, lavagem, polimento, entre outros.

Em acidentes envolvendo outros veículos é importante definir quem foi o causador. Quando a culpa é do segurado é dado todo atendimento ao terceiro.

Depois das primeiras providências é hora da comunicação do sinistro propriamente dito. Novamente sugerimos acionar o seu corretor de seguros, mas o registro pode ser feito pelo próprio segurado por telefone ou pela internet.

Em qual sinistro você se enquadra? Veja documentos necessários;

RCF – RCO
Comunique a Seguradora através da central telefônica ou site, após isso envie os documentos de acordo com as coberturas a seguir:

Sinistro

Boletim de Ocorrência (Registrado por Órgão Oficial), com todas as páginas e Histórico de todas as partes contendo as declarações do motorista do Veículo Segurado e do(s) Reclamante(s) Terceiro(s); 
- CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo do Segurado e do(s) terceiro(s); 
- CNH – Carteira Nacional de Habilitação  do Segurado e do(s) Terceiro(s);
- Fotos de Constatação de Danos do Segurado (Apontando os danos, constando a placa).

Os documentos deverão ser enviados através do e-mail sol@solreguladora.com.br, indicando no assunto o n° do sinistro e no corpo do e-mail o telefone do terceiro para contato e orientações necessárias.

- Acionar o SAMU e/ou Corpo de Bombeiros, para atendimento as vítimas que necessitarem de cuidados médicos urgentes; 
- Acionar a Policia para registro da ocorrência, incluindo os dados do veículo segurado, dados do motorista, dinâmica do fato e todas as vítimas envolvidas no sinistro;

Posteriormente, enviar os documentos básicos para análise: 
- Cópia do(s) documentos pessoais da(s) vítima(s): RG e CPF;
- Cópia do Comprovante de Endereço da(s) vítima(s); 
- Cópia do Boletim de Ocorrência – onde conste o(s) nome(s) da(s) vítima(s); 
- Cópia do RM – Relatório Médico do Primeiro Atendimento; 
- CRLV do veículo segurado; 
- CNH do condutor do veículo segurado.

Documentos Complementares: A Seguradora poderá solicitar documentação complementar – dependendo de cada caso e de acordo com as necessidades das lesões.

Os documentos deverão ser enviados através do e-mail sol@solreguladora.com.br

Em caso de sinistro, que envolva vítimas fatais, abaixo segue relação de documentos necessários para análise:

- Cópia autenticada da Certidão de Óbito; 
- Cópia Simples do Laudo de Exame Necroscópico elaborado pelo IML; 
- Cópia autenticada de RG e CPF da vítima; 
- Cópia Simples da Certidão de casamento com data atualizada, extraída após o óbito, constando a devida averbação de morte do cônjuge; 
- Cópia autenticada de RG, CPF e comprovante de endereço do Cônjuge (Conta de Água / Luz / Gás). Para casos de vítimas solteiras, se faz necessário o envio de cópias autenticadas dos documentos pessoais (CPF, RG e Comprovante de Residência) dos beneficiários legais;

- Original da Declaração de Únicos Herdeiros (Folha única com firma reconhecida de todas as assinaturas - beneficiários e testemunhas). Também encaminhar documentos pessoais das testemunhas; 
- Cópia Simples dos três últimos comprovantes de rendimentos da vítima; 
- Comprovante de recebimento do DPVAT; 
- Declaração de autorização para crédito em conta do(s) beneficiário(s) no caso de eventual pagamento. 
- Para indenização de menores, se faz necessária a abertura de conta corrente ou poupança em nome do menor, devendo ser encaminhada cópia autenticada do RG, CPF e Certidão de Nascimento. 
- Para comprovação de união estável, se faz necessária declaração registrada em cartório com data anterior ao sinistro, ou na falta desta, encaminhar a carta de concessão do benefício de pensão por morte concedida pelo INSS.

- Boletim de Ocorrência (Registrado por Órgão Oficial), com todas as páginas e Histórico de todas as partes contendo as declarações do motorista do Veículo Segurado e do(s) Reclamante(s) Terceiro(s); 
- CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo Segurado; 
- CNH – Carteira Nacional de Habilitação do condutor do Veículo Segurado; 
- Fotos originais e enquadrando nitidamente os danos do imóvel ou do(s) bem(ns) avariado(s), inclusive dos itens internos reclamados e avariados (se houver); 
- Comprovante de propriedade (IPTU ou Escritura e/ou Nota(s) Fiscal(is) do(s) bem(ns) avariado(s); 
- Pessoa Física – Cópias do CPF e RG do proprietário; 
- Pessoa Jurídica – Cópias: CNPJ, Inscrição Estadual e Contrato Social (com a última alteração contratual); 
- 3 (três) orçamentos antes do início dos reparos para fins de Avaliação / Regulação e Análise;

Os documentos deverão ser enviados através do e-mail sol@solreguladora.com.br, indicando no assunto o n° do sinistro e no corpo do e-mail telefone do terceiro para contato e orientações necessárias.

Acima de tudo, em caso de sinistro mantenha a calma. Acidentes acontecem e o fato de você possuir seguro é a garantia de evitar muitos transtornos.

Relação de Seguradoras

Allianz ALLIANZ
Assistência 24hrs/Sinistro: 0800-130-700
Vidros,Faróis, Lanternas e Retrovisores: 0800-770-9866
Atendimento ao Cliente: 0800-7777-243
http://www.allianz.com.br/
Azul AZUL SEGUROS
Sinistro: Capitais e grandes centros: 4004-3700 Outras regiões: 0800-703-0203
Assistência 24 horas: Capitais e grandes centros: 4004-3700 Outras regiões: 0800-703-0203
Atendimento ao Cliente: 0800-703-1280
http://www.azulseguros.com.br
Bradesco BRADESCO SEGUROS
Sinistro: 4004-2757
Assistência 24 horas: 4004-2757
Atendimento ao Cliente: 0800-727-9966
http://www.bradescoseguros.com.br
CHUBB CHUBB SEGUROS
Sinistro: 0800-702-5048
Assistência 24 horas: 0800-055-9091
Atendimento ao Cliente: 0800-73 6665
http://www.chubb.com
Invest INVEST SEGURADORA
Sinistro: 0800.646.8378
Assistência 24 horas: 0800.016.7430
Atendimento ao Cliente: 0800-646-8378
http://www.investseguradora.com.br
HDI HDI SEGUROS
Sinistro: 4002-1261 - Capitais ou 0800-701-5430 -Demais Localidades
Assistência 24 horas: 3003-1434 ou 3003-4434 – Capitais ou 0800-777-7434 ou 0800 707 7724 - Demais localidades
Atendimento ao Cliente: 0800-722-7149
http://www.hdi.com.br
Itaú ITAÚ SEGUROS
Sinistro: 4004-4444 (Capitais e principais Regiões Metropolitanas) e 0800-727-4444 (Demais localidades)
Assistência 24 horas: 4004-4444 (Capitais e principais Regiões Metropolitanas) e 0800-727-4444 (Demais localidades)
Atendimento ao Cliente: 0800-727-4444
http://www.itau.com.br
Liberty LIBERTY SEGUROS
Sinistro: 0800-701-4120 / 4004-5423
Assistência 24 horas: 0800-701-4120 / 4004-5423
Atendimento ao Cliente: 0800-726-1981
http://www.libertyseguros.com.br
Mapfre MAPFRE SEGUROS
Sinistro: 4004-0101 / 0800-705-0101
Assistência 24 horas: 4004-0101 / 0800-705-0101
Atendimento ao Cliente: 0800-775-4545
http://www.mapfre.com.br
Marítima MARÍTIMA SEGUROS
Sinistro: 3335 2990 (Grande São Paulo) ou 0800-771-9119 (Interior e Outros Estados)
Assistência 24 horas: 0800-016-4949 / 0800-016-2727
Atendimento ao Cliente: 0800-771-9719
http://www.maritima.com.br
Mutual MUTUAL
Atendimento ao Cliente: 0800-941-5790
Geral: (11) 5508-6000
http://www.mutualseguros.com.br
Nobre NOBRE
Assistência 24hrs: 0800-770-5520
RCP: 0800-772-1117
Cerimonial: 0800-729-1411
SFCV - Seguro Fac. Compl. Viagem: 0800-704-4493
http://www.nobre.com.br
Porto PORTO SEGURO
Assistência 24hrs/Sinistro: 0800-727-0800
Residencial: 0800-727-0177
Vida e Previdência: 0800-727-2800
http://www.portoseguro.com.br
Unimed SEGUROS UNIMED
Assistência 24hrs/Sinistro: 0800-016-6633
Unimed Assist: 0800-702-0242
Garantia Funeral: 0800-702-0242
http://www.segurosunimed.com.br
Sulamerica SUL AMÉRICA
Sinistros: Capitais 4004-4102 Demais Regiões: 0800-727-4102
Assistência 24hrs: 0800-727-4100
http://www.sulamerica.com.br
Tokio Marine TOKIO MARINE SEGURADORA
Assistência 24 horas: 0800-318-6546
Atendimento ao Cliente: 0800-703-9000
http://www.tokiomarine.com.br
Zurich ZURICH
Sinistro: 0800-285-4141
Assistência 24 horas:0800-285-4141
Atendimento ao Cliente: 0800-28-44848
http://www.zurich.com.br
 
 
 
 
PALUAMA CORRETORA DE SEGUROS
Avenida Ipiranga 919,
13º andar | cj 1309
Centro - São Paulo - SP
CEP: 01039-000 
ENTRE EM CONTATO CONOSCO
paluama@paluama.com.br
(011) 2105-6777
NOSSAS REDES SOCIAIS
facebook.com/paluamacorretoradeseguros
  © Todos os direitos reservados | Grupo Paluana