Primeiramente contate seu corretor de seguros, ele é o profissional capacitado que vai passar todas as orientações quanto aos procedimentos de forma personalizada.
Caso não consiga falar com seu corretor no momento do acidente, ligue para a central telefônica 24h da sua Seguradora. Esse número você encontra em seu cartão de segurado fornecido junto com a apólice. Nunca se esqueça de carregar o cartão junto ao documento do carro.
Se possível, chame as autoridades de trânsito para fazer o boletim de ocorrência. Antes de ligar avalie se vai ser necessário reboque para o veículo; a extensão dos danos no carro; endereço completo do local do acidente com ponto de referência e para onde quer que o veículo seja removido. Em algumas seguradoras, você terá direito a apenas uma remoção por evento, neste caso o ideal é remover diretamente para uma oficina credenciada ou outra de sua preferência. Prefira sempre uma oficina credenciada, pois a vistoria e a liberação serão mais ágeis nesses lugares. Além disso, algumas seguradoras oferecem benefícios exclusivos nessas oficinas como: desconto ou parcelamento no valor da franquia, diárias de carro reserva, garantia dos serviços prestados, lavagem, polimento, entre outros.
Em acidentes envolvendo outros veículos é importante definir quem foi o causador. Quando a culpa é do segurado é dado todo atendimento ao terceiro.
Depois das primeiras providências é hora da comunicação do sinistro propriamente dito. Novamente sugerimos acionar o seu corretor de seguros, mas o registro pode ser feito pelo próprio segurado por telefone ou pela internet.
Em qual sinistro você se enquadra? Veja documentos necessários;
RCF – RCO
Comunique a Seguradora através da central telefônica ou site, após isso envie os documentos de acordo com as coberturas a seguir:
- Boletim de Ocorrência (Registrado por Órgão Oficial), com todas as páginas e Histórico de todas as partes contendo as declarações do motorista do Veículo Segurado e do(s) Reclamante(s) Terceiro(s);
- CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo do Segurado e do(s) terceiro(s);
- CNH – Carteira Nacional de Habilitação do Segurado e do(s) Terceiro(s);
- Fotos de Constatação de Danos do Segurado (Apontando os danos, constando a placa).
Os documentos deverão ser enviados através do e-mail sol@solreguladora.com.br, indicando no assunto o n° do sinistro e no corpo do e-mail o telefone do terceiro para contato e orientações necessárias.
- Acionar o SAMU e/ou Corpo de Bombeiros, para atendimento as vítimas que necessitarem de cuidados médicos urgentes;
- Acionar a Policia para registro da ocorrência, incluindo os dados do veículo segurado, dados do motorista, dinâmica do fato e todas as vítimas envolvidas no sinistro;
Posteriormente, enviar os documentos básicos para análise:
- Cópia do(s) documentos pessoais da(s) vítima(s): RG e CPF;
- Cópia do Comprovante de Endereço da(s) vítima(s);
- Cópia do Boletim de Ocorrência – onde conste o(s) nome(s) da(s) vítima(s);
- Cópia do RM – Relatório Médico do Primeiro Atendimento;
- CRLV do veículo segurado;
- CNH do condutor do veículo segurado.
Documentos Complementares: A Seguradora poderá solicitar documentação complementar – dependendo de cada caso e de acordo com as necessidades das lesões.
Os documentos deverão ser enviados através do e-mail sol@solreguladora.com.br
Em caso de sinistro, que envolva vítimas fatais, abaixo segue relação de documentos necessários para análise:
- Cópia autenticada da Certidão de Óbito;
- Cópia Simples do Laudo de Exame Necroscópico elaborado pelo IML;
- Cópia autenticada de RG e CPF da vítima;
- Cópia Simples da Certidão de casamento com data atualizada, extraída após o óbito, constando a devida averbação de morte do cônjuge;
- Cópia autenticada de RG, CPF e comprovante de endereço do Cônjuge (Conta de Água / Luz / Gás). Para casos de vítimas solteiras, se faz necessário o envio de cópias autenticadas dos documentos pessoais (CPF, RG e Comprovante de Residência) dos beneficiários legais;
- Original da Declaração de Únicos Herdeiros (Folha única com firma reconhecida de todas as assinaturas - beneficiários e testemunhas). Também encaminhar documentos pessoais das testemunhas;
- Cópia Simples dos três últimos comprovantes de rendimentos da vítima;
- Comprovante de recebimento do DPVAT;
- Declaração de autorização para crédito em conta do(s) beneficiário(s) no caso de eventual pagamento.
- Para indenização de menores, se faz necessária a abertura de conta corrente ou poupança em nome do menor, devendo ser encaminhada cópia autenticada do RG, CPF e Certidão de Nascimento.
- Para comprovação de união estável, se faz necessária declaração registrada em cartório com data anterior ao sinistro, ou na falta desta, encaminhar a carta de concessão do benefício de pensão por morte concedida pelo INSS.
- Boletim de Ocorrência (Registrado por Órgão Oficial), com todas as páginas e Histórico de todas as partes contendo as declarações do motorista do Veículo Segurado e do(s) Reclamante(s) Terceiro(s);
- CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo Segurado;
- CNH – Carteira Nacional de Habilitação do condutor do Veículo Segurado;
- Fotos originais e enquadrando nitidamente os danos do imóvel ou do(s) bem(ns) avariado(s), inclusive dos itens internos reclamados e avariados (se houver);
- Comprovante de propriedade (IPTU ou Escritura e/ou Nota(s) Fiscal(is) do(s) bem(ns) avariado(s);
- Pessoa Física – Cópias do CPF e RG do proprietário;
- Pessoa Jurídica – Cópias: CNPJ, Inscrição Estadual e Contrato Social (com a última alteração contratual);
- 3 (três) orçamentos antes do início dos reparos para fins de Avaliação / Regulação e Análise;
Os documentos deverão ser enviados através do e-mail sol@solreguladora.com.br, indicando no assunto o n° do sinistro e no corpo do e-mail telefone do terceiro para contato e orientações necessárias.
Acima de tudo, em caso de sinistro mantenha a calma. Acidentes acontecem e o fato de você possuir seguro é a garantia de evitar muitos transtornos.
Relação de Seguradoras
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ALLIANZ Assistência 24hrs/Sinistro: 0800-130-700 Vidros,Faróis, Lanternas e Retrovisores: 0800-770-9866 Atendimento ao Cliente: 0800-7777-243 http://www.allianz.com.br/ |
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AZUL SEGUROS Sinistro: Capitais e grandes centros: 4004-3700 Outras regiões: 0800-703-0203 Assistência 24 horas: Capitais e grandes centros: 4004-3700 Outras regiões: 0800-703-0203 Atendimento ao Cliente: 0800-703-1280 http://www.azulseguros.com.br |
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BRADESCO SEGUROS Sinistro: 4004-2757 Assistência 24 horas: 4004-2757 Atendimento ao Cliente: 0800-727-9966 http://www.bradescoseguros.com.br |
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CHUBB SEGUROS Sinistro: 0800-702-5048 Assistência 24 horas: 0800-055-9091 Atendimento ao Cliente: 0800-73 6665 http://www.chubb.com |
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INVEST SEGURADORA Sinistro: 0800.646.8378 Assistência 24 horas: 0800.016.7430 Atendimento ao Cliente: 0800-646-8378 http://www.investseguradora.com.br |
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HDI SEGUROS Sinistro: 4002-1261 - Capitais ou 0800-701-5430 -Demais Localidades Assistência 24 horas: 3003-1434 ou 3003-4434 – Capitais ou 0800-777-7434 ou 0800 707 7724 - Demais localidades Atendimento ao Cliente: 0800-722-7149 http://www.hdi.com.br |
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ITAÚ SEGUROS Sinistro: 4004-4444 (Capitais e principais Regiões Metropolitanas) e 0800-727-4444 (Demais localidades) Assistência 24 horas: 4004-4444 (Capitais e principais Regiões Metropolitanas) e 0800-727-4444 (Demais localidades) Atendimento ao Cliente: 0800-727-4444 http://www.itau.com.br |
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LIBERTY SEGUROS Sinistro: 0800-701-4120 / 4004-5423 Assistência 24 horas: 0800-701-4120 / 4004-5423 Atendimento ao Cliente: 0800-726-1981 http://www.libertyseguros.com.br |
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MAPFRE SEGUROS Sinistro: 4004-0101 / 0800-705-0101 Assistência 24 horas: 4004-0101 / 0800-705-0101 Atendimento ao Cliente: 0800-775-4545 http://www.mapfre.com.br |
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MARÍTIMA SEGUROS Sinistro: 3335 2990 (Grande São Paulo) ou 0800-771-9119 (Interior e Outros Estados) Assistência 24 horas: 0800-016-4949 / 0800-016-2727 Atendimento ao Cliente: 0800-771-9719 http://www.maritima.com.br |
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MUTUAL Atendimento ao Cliente: 0800-941-5790 Geral: (11) 5508-6000 http://www.mutualseguros.com.br |
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NOBRE Assistência 24hrs: 0800-770-5520 RCP: 0800-772-1117 Cerimonial: 0800-729-1411 SFCV - Seguro Fac. Compl. Viagem: 0800-704-4493 http://www.nobre.com.br |
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PORTO SEGURO Assistência 24hrs/Sinistro: 0800-727-0800 Residencial: 0800-727-0177 Vida e Previdência: 0800-727-2800 http://www.portoseguro.com.br |
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SEGUROS UNIMED Assistência 24hrs/Sinistro: 0800-016-6633 Unimed Assist: 0800-702-0242 Garantia Funeral: 0800-702-0242 http://www.segurosunimed.com.br |
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SUL AMÉRICA Sinistros: Capitais 4004-4102 Demais Regiões: 0800-727-4102 Assistência 24hrs: 0800-727-4100 http://www.sulamerica.com.br |
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TOKIO MARINE SEGURADORA Assistência 24 horas: 0800-318-6546 Atendimento ao Cliente: 0800-703-9000 http://www.tokiomarine.com.br |
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ZURICH Sinistro: 0800-285-4141 Assistência 24 horas:0800-285-4141 Atendimento ao Cliente: 0800-28-44848 http://www.zurich.com.br |